As lavouras da São Lourenço estão no municÃpio de Varjão de Minas, na região do Cerrado (DO). São 1.256 hectares, sendo 690 hectares em produção de cafés da espécie arábica como CatuaÃ, Mundo Novo, CatucaÃ, Catuaà Amarelo, Icatu Amarelo, Bourbon Amarelo e Tupi RN.
Seu processo de produção combina o cuidado artesanal com tecnologia sustentável. O resultado é um café especial, adequado às exigências dos grandes apreciadores, obtendo consistente posição de destaque nos principais concursos de qualidade do setor.
Desde 2008, a Fazenda São Lourenço é certificada pela Rainforest Alliance e pela Utz Certified, o que assegura seu comprometimento com práticas agrÃcolas sustentáveis. Em 2013, a Fazenda conquistou o Módulo Clima, um importante código de conduta, que avalia o processo de produção sustentável das propriedades, seu foco em responsabilidade social e em proteção ambiental.
A Fazenda São Lourenço tem como princÃpios produzir cafés diferenciados, respeitar e valorizar seus colaboradores, aliando tecnologia, preservação de recursos hÃdricos, da fauna e flora, além de incentivar o consumo ético.
Os cafés são processados tanto pelo método natural quanto pelo sistema cereja descascado, e conta com duas modernas linhas de processamento úmido de café. A secagem dos grãos é feita nos pátios ao sol e depois finalizada em secadores rotativos, que garantem uma seca homogênea, com total preservação da qualidade.
As variedades são 100% da espécie arábica: Catuaí, Mundo Novo, Catucaí, Icatu Amarelo, Catuaí Amarelo e Bourbon Amarelo.
690 hectares irrigados por gotejamento.
Área total da fazenda: 1.256 hectares.
Área de reserva legal: 263 hectares.
Área de preservação permanente: 41 hectares.
As ações sociais realizadas pela Fazenda São Lourenço visam fomentar o bem-estar entre seus colaboradores e as comunidades vizinhas, sendo essenciais para a consolidação de melhores práticas agrícolas e a sustentabilidade da cafeicultura.
Entre os projetos realizados, destacam-se:
Incentivo à inclusão digital em escolas da região.
Disponibilização de rede wi-fi e doação de computadores para os funcionários da Fazenda.
Organização de atividades de educação ambiental para crianças.
Criação de uma escola na Fazenda para alfabetização de adultos, funcionários e vizinhos.
Manutenção de horta comunitária e pomar com reversão dos benefícios para os colaboradores.
Parcerias com fornecedores e clientes que permitiram que mais de 100 crianças, pela primeira vez, assistissem a peças de teatro e cinema na cidade de Patos de Minas.
A Fazenda é comprometida com uma cafeicultura sustentável, tanto em aspectos econômicos, como sociais e ecológicos. A propriedade dedica 21% de sua área à preservação da vegetação nativa, protegendo uma rica fauna e flora. As nascentes de rios também são protegidas, bem como as matas ciliares.
Uma de nossas premissas ambientais é a utilização de técnicas agrÃcolas sustentáveis, como o tratamento dos resÃduos provenientes do processamento do café, a conservação do solo, o controle da erosão e a captação de águas pluviais.
Além disso, a Fazenda realiza programas de coleta seletiva de lixo, organiza atividades educacionais para as crianças, voltadas à preservação dos ecossistemas.
Os resÃduos sólidos decorrentes do processamento são utilizados como adubo orgânico nas plantações, contribuindo para a otimização de recursos e a conservação ambiental.
A Fazenda São Lourenço adota técnicas de agricultura de precisão como uma de suas ferramentas de gerenciamento, buscando racionalizar o uso de insumos agrÃcolas ao se manejar o solo e proteger as plantas, respeitando a variabilidade espacial existente.
A agricultura de precisão permite aplicar os insumos no local correto, no momento adequado, nas quantidades desejadas, por unidade de área ou grade amostral, através do emprego de sofisticados equipamentos de localização por GPS, aplicadores a taxas variáveis, softwares e profissionais competentes para o uso da técnica. Entre os resultados obtidos, destacam-se a redução de impactos ambientais e maior segurança para as comunidades.
A preocupação com o bom uso de recursos hÃdricos e o consumo de energia faz parte do dia a dia da fazenda. O gerenciamento do uso da água na Fazenda é feito com a utilização de tecnologias avançadas e o acompanhamento de uma empresa especializada, que realiza avaliações periódicas do funcionamento dos equipamentos de irrigação, ao mesmo tempo em que é promovido o cruzamento de dados que indicam quando e quanto deve-seirrigar, respeitando-se os horários em que o custo da energia são mais baixos.
Rainforest Alliance: entre os 10 melhores cafés sustentáveis do Brasil, por três anos consecutivos.
Prêmio Ernesto Illy de Qualidade para Espresso: finalista entre os 40 melhores cafés para espresso do Brasil, por dois anos consecutivos.
Emater-MG: 2º lugar entre os melhores cafés produzidos em Minas Gerais, por dois anos consecutivos.
Cup of Excellence Natural Late Harvest: classificada para a etapa Nacional, em 2015, 14o lugar entre os vencedores em 2013.
Av. Álvares Cabral, 1.707, 4o andar
Santo Agostinho - Belo Horizonte - MG - Brasil
CEP 30170-001
TEL. +55 (34) 3859-0176